“Bandeira de direitos humanos é por vezes levantada de má-fé”, diz Francisco Rezek

Francisco Rezek Sociedade de Advogados

“A bandeira dos direitos humanos é levantada de má-fé”, afirmou Francisco Rezek, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, em palestra promovida pelo escritório Andrade Maia. Segundo ele, há grande dificuldade em definir o real significado de direitos humanos pois o Direito em si é um produto humano, o que ainda é agravado pelo fato de que supostos defensores dos direitos humanos, em sua apologia, acabam por desrespeitar outros direitos, relegados por uma escolha ideológica.

Francisco Rezek, hoje professor e advogado, criticou ainda a atuação de tribunais internacionais de direitos humanos, em que se conduzem verdadeiras “inquisições”, punindo seletivamente. Um dos exemplos mencionados foi a preocupação da Corte Interamericana de Direitos Humanos com a punição de crimes do período da ditadura militar, enquanto tantos crimes de igual ou maior monta são cometidos na atualidade. Chegou-se inclusive à situação em que membros daquela Corte pedissem ao Supremo Tribunal Federal a revisão da Lei de Anistia.

Rezek falou também sobre o momento atual do STF e dos efeitos que a exposição absoluta ao público ocasionaram nas dinâmicas da Corte.

Para um relato completo, acesse o excelente artigo de Alexandre Leoratti, no portal JOTA: https://jota.info/justica/bandeira-dos-direitos-humanos-e-levantada-de-ma-fe-02082017