Arquivo: Francisco Rezek fala sobre o programa “Mais Médicos”

Em dezembro de 2014, o Prof. Francisco Rezek proferiu a palestra “O Programa Mais Médicos à Luz do Direito” no auditório da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, a convite dos professores Dr. Edmund Baracat, Prof. Titular de Ginecologia, Dr. Homero Guidi, Vice-Presidente do Centro de Estudos Avançados em Ginecologia, e do Dr. Otávio Auler Costa Júnior, diretor da Faculdade de Medicina da USP.

A palestra trouxe à comunidade médica presente pinceladas das questões jurídicas envolvidas no controverso programa governamental que patrocinou a vinda de médicos estrangeiros, vindos sobretudo de Cuba, para atender em determinadas regiões do Brasil, através de convênios internacionais. O programa foi muito criticado à época por dispensar a revalidação do diploma do médico participante junto aos órgãos competentes no Brasil, por não atender a certas garantias trabalhistas, por não haver muitas informações sobre a formação dos profissionais estrangeiros participantes, entre tantas outras suspeitas.

O programa em si gerou protestos de parte da comunidade médica, assim como manifestações públicas dos órgãos de classe, contrários ao programa. No tocante a sua execução, até hoje ainda são reportados problemas de pagamento, falta de infraestrutura e fuga de profissionais.

Assista abaixo na íntegra a palestra do Prof. Francisco Rezek.